domingo, 5 de fevereiro de 2012

COMO FAZER UM BLOG DE SUCESSO?
Nos últimos anos os blogs se tornaram uma das ferramentas mais populares da internet. A brincadeira, que começou por volta de 1997, virou profissão e hoje vai muito além do que um simples diário virtual.
Segundo a empresa boo-box, no Brasil a audiência dos blogs corresponde a 60 milhões de pessoas por mês e atinge os mais variados perfis de consumidores. É justamente isso que atrai tanto as agencias e as grandes marcas. O contato direto que acontece entre os blogueiros e os leitores faz com que o conteúdo seja ainda mais relevante.
Para fazer parte de tudo isso não é preciso muito trabalho. Basta alguns clicks, e pronto. Você já tem um link disponível para o seu blog. Mas, para garantir um conteúdo interessante e leitoras que voltam diariamente, é preciso de muita dedicação. É justamente sobre esse assunto que vamos falar no post de hoje. Mais um guia cheio de dicas bacanas pra quem tem blog ou está pensando em criar um.
Primeiro Passo: Papel e caneta na mão, hora de escolher o nome e o tema.
Para atualizar um blog diariamente é preciso que você tenha bastante propriedade sobre o tema escolhido. Caso contrário, em menos de um mês ou até uma semana, vão faltar pautas para os posts.
Coloque no papel tudo que você gosta, e escolha apenas o que você realmente entende.  Não precisa focar em um assunto só, alguns blogs (como o Depois dos Quinze) abordam vários temas. Escolha um público alvo e crie uma linguagem específica pra ele. Por exemplo, se seu blog for para adolescentes, escreve de uma maneira mais descolada, como se estivesse batendo um papo e não publicando uma simples matéria. Inove de alguma forma.
Independente do tema que você escolher, existirão outros 500 quase idênticos. Para se destacar, você precisa dar motivos para que os leitores voltem sempre. Passe noites pensando em algo, e quando finalmente achar alguma coisa, escolha o nome. A dica geral é que ele seja forte forte.
Risque de cara da sua lista aqueles que mais parecem frases prontas (ainda mais se for em inglês).  O título do blog pode ou não ter relação com o tema abordado. Sempre me perguntam, mas eu não lembro como o nome Depois dos Quinze surgiu, mas acreditem, esse não foi o primeiro nome do blog.  (Alguém aí é da época do Bmaybe? RS)
Segundo passo: A aparência.
A aparência é quase tão importante quanto o conteúdo. Por isso, invista um tempinho especial na hora de escolher a cara do seu blog. Dê preferência àquelas que tenham a ver com o tema principal abordado nas postagens. Busque referências nas que você gosta.
Caso não tenha experiência em html ou não tenha grana pra pagar um bom programador, vale apostar nos temas free da internet: Alguns sites que fornecem layouts gratuitos: VickysThomoedaDestiny TemplatesBloglooCookiesTop Wp ThemesNatty WPFree Wp ThemesThe Theme Lab.S
Se você pretende criar ou encomendar um layout personalizado, basta falar com Dani, a MariEvelynou Ana Paula. O do blog eu que fiz (no photoshop), mas quem programou foi a Mari.
PS: Já reparou que a maioria dos blogs que fazem sucesso seguem um estilo de edição de imagem (fonte, tamanho, cores)? Tente fazer isso também. Descubra o tamanho da sua área de posts, e criei um padrão em pixel (o do blog é 590px). Assim a leitura e a aparência dos posts ficam ainda melhores.
Terceiro passo: A hospedagem.
Existem várias empresas que podem hospedar o seu site. Algumas delas gratuitamente, como o blogger e o wordpress. Mas, para ter seu próprio domínio (o site terminar só com .com ou .com.br) você vai precisar pagar. Quanto? O valor depende muito do número de acessos. Se você está começando agora, um plano bem básico deve atender suas necessidades.
Opticalhost (empresa que hospeda o blog atualmente) oferece um super suporte para blogs iniciantes: Planos de até 12,90 por mês. O pessoal que trabalha lá é muito atencioso e dá um super help pra quem entende pouca coisa do assunto. Recomendo que entrem no site, se informem e conversem com o pessoal, vale muito a pena.
Quarto passo: A Divulgação.
Para ter um blog de sucesso, é preciso muita dedicação e paciência. No começo sempre vai rolar aquela vontade de desistir de tudo e voltar para o msn jogar conversa fora ou para o twitter ler frases alheias! Acho que o que diferencia um blog do outro é a persistência do autor, e olha eu não estou falando de sair visitando link por link divulgando blog (isso é péssimo, nunca façam!).
Leia e se informe constantemente sobre o assunto abordado no seu blog. Não deixe para contar a novidade depois que todo mundo já escreveu sobre. Seja a primeira, batalhe para isso! Pesquise e busque fontes.
Comente sempre que der nos blogs que gosta e responda os comentários que deixarem no seus posts. Os blogs fazem tanto sucesso por isso, porque o autor é mais próximo do leitor do que websites comuns. Se você não mostrar que dá ouvido aos comentários do seu blog, as pessoas vão desistir de comentar, depois de visitar…
Quinto passo: Enturme-se.
Visite o blogroll dos blogs que você acompanha e conheça outros. Acompanhe e saiba mais sobre o trabalho das blogueiras mais experientes. Siga seus perfis no twitter (sério que você ainda não tem conta lá?). A maioria delas posta diariamente links interessantes com ótimos conteúdos que podem até virar post no seu blog.
Sexto passo: A grana.
Se sua intenção em criar o blog for apenas financeira, desista. Pense que isso é apenas uma conseguência. Vai acontecer quando o seu blog for bom o suficiente e tiver um público considerável. Quero dizer, quando um blog atinge um certo grau de popularidade ou número de visitas, agências, empresas e lojas entram em contato com o dono para que seja feita publicidade de determinado produto. (Por isso, é fundamental que no site tenha uma janela bem visível de CONTATO)
Ok Bruna, agora como essa agência vai encontrar meu site? Como eu disse, se o seu site for popular, provavelmente elas encontraram através dos seus próprios leitores. Mas, existem maneiras de “adiantar” isso. Uma delas, é fazer seu blog estar presente em todas as redes sociais que bombam (twitter, facebook, tumblr, orkut…).
Sétimo passo: Posts e banners pagos.
Normalmente as agencias e empresas fazem uma permuta com o dono do blog. Em troca de um post pago (ou publieditorial) o blogueiro recebe uma quantia em dinheiro e algumas vezes, alguns produtos da marca para divulgação e review.  Também existem os banners. Que podem ser vendidos por um valor fixo ou por click gerados.
Oitavo Passo: Media kit.
O Mídia Kit funciona como uma espécie vitrine, onde você deve colocar algumas características atraentes do blog e os preços das ações publicitárias. A agência, marca ou loja interessada te enviará um email solicitando o arquivo (mais uma vez: por isso é tão importante deixar o email em fácil acesso).
Extra:  Sua foto nos comentários dos posts!
Sabe quando você comenta no blog de alguém e aparece só aquele ícone padrão? Pois é, para que sua foto apareça você precisa se registrar em um site chamado Gravatar. Ele funciona como uma espécie de registro online onde qualquer pessoa pode acessar, criar sua conta e fazer uploud de uma imagem.
Depois disso, qualquer blog que a pessoa comentar usando o  email de registro no gravatar, aparecerá a foto cadastrada, o então avatar!  Bem importante pra quem tem blog e também pra quem é leitora né? É tão mais fácil de identificar! hehe :-)
01. Para fazer seu cadastro, clique aqui. Digite seu email e clique em “submit”.
02. Você vai receber um email de confirmação, basta clicar no link para seu cadastro ser confirmado.
03. Na página que abriu, preencha os campos ” Nickname” e “Password” e clique em “signup”.
04. Para enviar sua imagem , clique em “Add one by clicking here!” e siga os passos seguintes.
05. Espere 24 horas para seu gravatar começar a funcionar. Sempre que deixar um comentário, não esqueça que no campo de email, você tem que colocar sempre o email que cadastrou no gravatar.
Ufa! É isso pessoal. Espero que vocês tenham gostado do post e que as dicas ajudem de alguma forma. Quem ainda não criou o blog por vergonha ou medo, posso garantir: Vale a pena cada segundo gasto com as postagens. Tanto pelas leitoras que vão aparecendo com o tempo e se tornando grandes amigas, quanto pela experiência adquirida (foi aqui que comecei a me interessar por jornalismo/publicidade).
Minha vida é dividia em antes e depois do Depois Dos Quinze Digo isso profissionalmente, financeiramente e emocionalmente.  Foram nessas postagens aqui que desabafei, sonhei, realizei, me diverti, briguei e o principal, fui e sou muito feliz!



O jeito de ser de Jessika Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua marca...